terça-feira, 8 de dezembro de 2015

DILUAR SHAMPOO, SIM OU NÃO?

Bom, primeiramente vamos entender a técnica. É bem simples e talvez seja por isso a sua grande aplicação no momento. Só é necessário um shampoo de sua preferência, um potinho e água do chuveiro.

Passo a passo: Coloque um tanto bom de shampoo no potinho (a quantidade que você utiliza normalmente)

 coloque aproximadamente uns dois dedos de água no potinho durante o banho (na verdade, a quantidade exata de água não importa) misture com a mão mesmo vai jogando a mistura aos poucos no cabelo, massageando e depois enxágue.

Os “especialistas” explicam que os shampoos e condicionadores são cheios de química e, além disso, resíduos químicos ficam acumulados nos fios e no couro cabeludo fazendo mal à saúde capilar. E, de acordo com essas fontes, diluindo-se o shampoo temos o seguinte resultado: cabelo lindo e sedoso sem acúmulos de resíduos, afinal, “diluir o shampoo elimina todas as substâncias químicas do shampoo”. Uau!

Mas será que essa técnica cumpre o que promete no ponto de vista científico? Procurei em várias fontes científicas algo que comprove a eficácia dessa técnica. Mas nada encontrado.
Se temos um shampoo qualquer cheio de compostos químicos (é só olhar no rótulo de qualquer shampoo e terá a lista de todos os ingredientes) e se acrescentarmos água, essa “química” toda vai desaparecer? Vai diluir em algo neutro? Vai sumir qualquer coisa que possa causar danos ao cabelo e ficar só as coisas boas? Como se a água fosse uma poção mágica do shampoo para os cabelos? Até que me provem cientificamente o contrário, a minha resposta é não!
Se você usar a mesma quantidade de shampoo na hora de lavar os cabelos, diluído ou não diluído, a quantidade de substâncias químicas será a mesma, não importa se estiver concentrado ou diluído. E a sua “agressão” ao cabelo e ao couro cabeludo também. Entretanto, esta técnica pode ser boa para quem coloca muito shampoo no cabelo e, assim, passa a usar menos produto (economiza no shampoo e ganha benefícios ao cabelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário